PROPAGAÇÃO E MUDANÇAS DAS COSMOVISÕES

Como as cosmovisões se difundem e se espalham? 

De três maneiras:

– Geograficamente

– Culturalmente

– Cronologicamente

GEOGRAFICAMENTE ou HORIZONTALMENTE. As cosmovisões se difundem de um indivíduo para seus discípulos, passando então para as comunidades, para as nações e para o mundo. Como por exemplo, a difusão do Cristianismo:

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.  Atos 1:8

CULTURALMENTE ou VERTICALMENTE. As cosmovisões se infiltram em cada esfera da vida, moldando valores, as estruturas sociais, e as instituições de uma cultura.

Primeiramente, as ideias se desenvolvem como doutrinas religiosas, abstrações filosóficas ou teorias científicas, 

Então, são transmitidas através da música e da arte. 

Depois disso, tornam-se institucionalizadas nas leis, políticas e nas estruturas sociais e econômicas, antes de fluir para a cultura popular e afetar o comportamento e o estilo de vida do cidadão comum.

CRONOLOGICAMENTE ou ATRAVÉS DO TEMPO. Com a tecnologia avançada de hoje, leva menos tempo para a sua propagação. Normalmente obtêm poder sobre a vida dos homens nas 3ª e 4ª gerações, quando se tornam parte da grande massa de ideias, inclusive com a linguagem que penetra na mente da pessoa durante sua idade obscura (Darrow Miller).

A difusão das cosmovisões pode ser involuntária e inconsciente, mas também pode ser muito intencional. A cosmovisão teísta bíblica propaga-se pelo testemunho dos cristãos que vivem de acordo com a Verdade bíblica, em obediência à vontade de Deus, e assim ensinam outros, seus filhos e discípulos.

Já as demais cosmovisões, que têm por pressupostos a negação ou a deturpação de Deus e Sua Verdade, precisam da MENTIRA e do ENGANO para se desenvolverem e se expandirem. Assim, muitos simpatizantes e ativistas dessas cosmovisões pensam e agem assim por estarem enganados. Mas a “elite pensante” idealizadora e propagadora dessas cosmovisões sabem muito bem o que querem “descontruir” ou Destruir, e o que querem estabelecer ou Impor em determinada sociedade.

Para isso, usam metodologias de engenharia social para moldar a opinião pública paulatinamente. 

A mais conhecida engenharia social é a chamada Janela de Overton.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

“Na atual sociedade da tolerância, onde não se tem ideais fixas e, como resultado, tão pouco uma divisão clara entre o bem e o mal, existe uma técnica para mudar a atitude popular em relação a conceitos considerados totalmente inaceitáveis.

Esta técnica, chamada de ‘Janela de Overton’, consiste em uma sequência específica de ações, a fim de alcançar o resultado desejado” … “Isso não é conseguido através da lavagem cerebral direta, mas sim usando técnicas mais sofisticadas que sejam eficazes, graças à uma aplicação coerente e sistemática, sem deixar que a sociedade perceba o processo” (Evgueni Gorzhaltsán).

Através desta técnica de engenharia social é possível tomar qualquer tema impensável e torná-lo uma política pública. Gorzhaltsán usa como exemplo o Canibalismo. E termina dizendo que “durante a última etapa desta estratégia chamada de ‘Janela de Overton’, a sociedade já se rompeu, porque as regras da existência humana mudaram ou foram destruídas com a adoção de novas leis”.

Filosofias vãs e enganosas têm influenciado e contaminado o pensamento e as crenças cristãs, como o secularismo, o humanismo, o marxismo, a teologia da libertação, o animismo da nova era, entre outras.

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”. (Colossenses 2.8)

O antídoto para esse veneno é a renovação da mente:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1,2)

E finalizo com uma citação do apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. (1 Coríntios 2:14-16).

Temos todas as ferramentas que precisamos para não cair no engano e não sermos escravizados. Basta utilizá-las.